O procedimento, conhecido como Possover - Lion, foi desenvolvido na Suíça, mas foi trazido ao Brasil em 2014 pelo Dr. Nucelio Lemos, Chefe do Departamento de Ginecologia e Neuropelveologia do Increasing.
Confira alguns dos dados do artigo:
➡️Impacto na mobilidade - Após três meses de cirurgia, a maioria dos pacientes já conseguia se levantar e iniciar o treino de marcha em barras paralelas, mesmo tendo sofrido uma lesão motora completa. Assim, os pacientes puderam tornar-se menos dependentes da cadeira de rodas para caminhar distâncias curtas, especialmente em casa.
➡️Impacto na função urinária - 47,8% dos pacientes melhoraram sua categoria de incontinência urinária, ou seja, passaram a apresentar menos episódios de incontinência. As perdas noturnas diminuíram para 30,4% dos pacientes.
➡️Impacto na função intestinal - A melhora na escala de incontinência foi em média de 9 pontos para 5,5 pontos em 12 meses. No pré-operatório, 52% dos pacientes necessitaram de mais de 30 minutos para realizar sua evacuação e no seguimento, 65% dos pacientes reduziram para menos de 30 minutos para sua rotina intestinal.
➡️Impacto na função sexual - De acordo com um relatório preenchido pelos homens, 71% dos pacientes afirmaram terem apresentado melhora na sensibilidade na região genital.