A qualidade no atendimento de serviços de saúde consiste em promover uma assistência segura e eficaz do ponto de vista técnico, considerando a medicina baseada em evidências, sem esquecer-se da humanização no cuidado.
Para que isso aconteça, é preciso de orientação e processos seguros. A Nayara Magri Teles, do Setor de Qualidade do Increasing, propôs alguns pontos que precisam ser realizados para assegurar o bem-estar do paciente.
Confira abaixo os principais pontos da sua orientação:
- É preciso ter empatia desde o primeiro contato com o paciente;
- A comunicação com a equipe deve ser transparente e objetiva, considerando as demandas específicas de cada paciente;
- É preciso realizar o mapeamento e padronização dos processos;
- Também há necessidade em definir indicadores de saúde, bem como um treinamento contínuo das equipes;
- É importante que os serviços de saúde desenvolvam uma rotina de realização de reuniões clínicas;
- Nas reuniões são definidos os Planos Terapêuticos Individualizados, nas quais todos os profissionais envolvidos no cuidado ao paciente possam traçar objetivos e compartilhar informações importantes sobre o tratamento;
- É essencial que sejam desenvolvidas ações integradas entre os setores clínico e administrativo para a garantia da qualidade na assistência prestada e a segurança do paciente em serviços de saúde.
Lembrando que o cuidado focado no paciente é um modelo assistencial amplamente utilizado na área da saúde e seu objetivo é que, além de promover a assistência segura, o paciente e seus familiares sejam o foco de todo o processo de cuidar.