Com abordagem multidisciplinar, Pelvic Anatomy Expo 2023 reuniu profissionais de 25 países


Entre os dias 5 e 10 de junho aconteceu em Sain Louis, Missouri, nos Estados Unidos, o Pelvic Anatomy Expo 2023. O evento contou com a participação de cirurgiões pélvicos (ginecológicos, urológicos e colorretais) e cirurgiões de coluna e de quadril de 25 países diferentes. “O objetivo foi promover conhecimento interdisciplinar sobre as novas implicações cirúrgicas e clínicas da neuroanatomia pélvica, do quadril e da coluna”, explica o Dr. Nucelio Lemos, idealizador e coordenador do projeto.

Realizada na Universidade de Saint Louis, o Pelvic Anatomy Expo 2023 foi promovido pela equipe do Increasing, juntamente com a equipe de Neurocirurgia, Plástica, Reconstrução de Nervos Periféricos, Anestesiologia de Dor e Ortopedia das universidades de Toronto, Harvard, Guadalajara, Wisconsin, Federal de São Paulo, ABC e da Baylor Medical School. O evento contou com cinco cursos práticos em cadáveres para treinamento cirúrgico e treinamento de anatomia.




Há oito anos, organizamos aqui nosso primeiro curso de neuroanatomia pélvica laparoscópica” conta o Dr. Nucelio Lemos (Increasing, Escola Paulista de Medicina, Universidade de Toronto). “Nesta edição, ampliamos o evento seguindo o conceito das grandes feiras mundiais, que reúnem diversos países para mostrar as novas tecnologias. No Pelvic Anatomy EXPO, as diferentes especialidades mostraram suas técnicas e perspectivas sobre os nervos da pelve.”


Com a participação dos profissionais de algumas das universidades mais importantes do mundo, o evento reuniu todas as especialidades médicas que trabalham com dor pélvica crônica e os pioneiros nessa área de estudo para mostrar seu conhecimento em uma plataforma de dissecção de cadáveres, a fim de melhorar a interdisciplinaridade e ampliar a nossa capacidade de diagnóstico. O evento foi um sucesso e, além de contar com o programa tradicional, considerado o melhor curso de neuroanatomia pélvica do mundo, agregou uma plataforma multidisciplinar.




Para o Prof. Dr. Justin Brown, neurocirurgião do Massachussetts General Hospital, da Universidade de Harvard, esta edição do evento foi marcante por ser a primeira vez que diversas especialidades se reúnem em um só lugar para discutir a neuroanatomia pélvica, utilizando a plataforma de cadáveres para enriquecer o intercâmbio de conhecimento de forma prática.

Em sua sexta edição, o curso Hands-On Advanced Neuroanatomy of the Pelvis fez parte da programação da Expo 2023. Com apresentação em inglês, português e espanhol, o curso trouxe muito conhecimento sobre a neuroanatomia pélvica e técnicas de preservação de nervos.

Nesta nova montagem, dois cursos avançados de procedimentos foram adicionados na programação do evento, sendo: Técnicas Cirúrgicas Avançadas em Ginecologia e Técnicas Cirúrgicas para o Tratamento da Endometriose Profunda. Ambos os cursos foram projetados para levar cirurgiões ginecológicos a um próximo nível de tratamento dessas condições complexas dentro da especialidade.

O avanço das técnicas laparoscópicas retroperitoneais abriu as portas para um novo mundo de conhecimento anatômico, produzindo melhores resultados cirúrgicos com menores taxas de complicações. Além disso, uma melhor compreensão da neuroanatomia intrapélvica ultrapassou os limites das especialidades médicas tradicionais e promoveu imensas oportunidades de colaboração entre ginecologistas, cirurgiões colorretais e urologistas, bem como entre cirurgiões pélvicos com cirurgiões de quadril, coluna e nervos periféricos” explica o Dr. Nucelio.

O Dr. Darl Edwards, ginecologista em Toronto, participou da Pelvic Anatomy Expo 2023 e contou a sua experiência. “Foi uma grande oportunidade conhecer o atendimento multidisciplinar em dor e Neuropelveologia, com profissionais de todo o mundo. Pudemos assistir a palestras com abordagem interdisciplinar, bem como aplicando na prática a teoria discutida nos modelos cirúrgicos em cadáveres. Foi simplesmente fenomenal, eu recomendo para todos os profissionais da área”.



Esta é a quinta vez que a Dra. Augusta Morgado participa do evento. Para ela, cada edição é surpreendente e traz avanços a serem compartilhados com os profissionais. “O curso oferece uma ótima estrutura com os laboratórios, as salas de aula, a equipe que é sempre muito atenciosa e os espécimes de estudo são muito superiores em comparação a outros cursos em cadáveres dos quais participei. O diferencial é ter a oportunidade de assistir aulas interessantes e poder aplicar na prática, o que se torna uma experiência muito mais enriquecedora”, pontuou a médica da equipe de Neuropelveologia do Increasing.


Para o Dr. Gustavo Leme Fernandes, a evolução nos 8 anos de curso é notável, com destaque para a novidade, que foi a multidisciplinaridade. "Pela primeira vez participaram ortopedistas, neurocirurgiões, radiologistas, médicos intervencionistas de dor, e isso foi muito interessante, pois cada um mostrou a sua visão para a abordagem dos nervos da pelve e tivemos algumas discussões clínicas muito importantes onde todos puderam aprender e ganhar conhecimento, tornando a experiência enriquecedora”, destacou o profissional que integra a equipe Increasing.

Membros da equipe Increasing como Faculties do curso.


Acesse a Playlist do Youtube e veja alguns vídeos que mostram como foi essa experiência contada e registrada pelos participantes da Pelvic Anatomy Expo 2023.