Você sabia que atualmente é possível utilizar videogames como ferramenta de trabalho na fisioterapia? Estamos falando da Gameterapia, técnica que utiliza da realidade virtual de duas ou três dimensões (2D ou 3D), que possuem sensores de movimento, como forma de tratamento ao paciente.
A integração do videogame com a reabilitação teve início em 2006, no Canadá. Desde então há vários estudos acerca do seu uso em diferentes populações e tratamentos. No Brasil, o método foi reconhecido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) no ano de 2015.
De acordo com a fisioterapeuta Simone Yoneyama, que integra a equipe de profissionais do Increasing (Instituto de Cuidados, Reabilitação e Assistência em Neuropelveologia e Ginecologia), a Gameterapia é indicada para pacientes com doenças ortopédicas, auxiliando no tratamento e recuperação de lesões, reabilitação motora, condicionamento físico, além de fortalecimento muscular e reestruturação postural. Também é recomendada para pacientes com doenças neurológicas como lesão medular, acidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral, síndrome de Down e doença de Parkinson.
“Dentro dos benefícios da prática está a estimulação do cérebro. A motivação criada pelo jogo acelera o progresso e melhora a função dos membros superiores, inferiores e tronco, podendo também melhorar a capacidade e o desempenho funcional do paciente. Os jogos são utilizados como instrumento motivador e lúdico que incentivam a realização de movimentos corporais e trabalham diversos parâmetros como, por exemplo, coordenação motora, atenção e equilíbrio. Muitas vezes ocorre a dupla tarefa, ou seja, realizar duas atividades ao mesmo tempo, podendo ser uma motora e a outra cognitiva”, explica a fisioterapeuta.
O plano terapêutico deve ser organizado de modo que o jogo escolhido seja fácil o suficiente para que o indivíduo consiga progredir, mas que concomitantemente seja desafiador para incentivar a superação dos desafios.
Vale destacar que o processo da Gameterapia torna o tratamento mais divertido e estimula o paciente. Os benefícios não se aplicam apenas a quem já tem o hábito de jogar videogame. Mesmo pessoas que não se dão muito bem com este tipo de entretenimento podem aproveitar o tratamento e se divertirem no processo.
Na Clínica Increasing utilizamos jogos variados do Nintendo Wii e Xbox Kinect, além de óculos de realidade virtual. O Instituto oferece Gameterapia como um dos recursos da fisioterapia neurofuncional.
Para saber mais informações entre em contato pelo telefone (11) 3938-6177 ou se preferir mande uma mensagem pelo WhatsApp no número (11) 98102-03.