Endometriose: como lidar com a intimidade na presença da doença


A endometriose pode trazer um impacto negativo na sexualidade das mulheres que sofrem com essa condição, tanto pela dor que pode ocorrer durante ou após as relações sexuais, quanto pela alteração da autoestima. Por ser uma condição ginecológica que afeta o tecido que reveste o útero, chamado de endométrio, a endometriose pode causar além da dor, períodos menstruais intensos, fadiga, infertilidade e outros problemas.


Até a descoberta da endometriose, a condição pode afetar a relação do casal e gerar uma série de desafios quando se trata de intimidade e sexo. A penetração pode ser dolorosa para mulheres com endometriose, devido à inflamação e aderências que ocorrem nos órgãos pélvicos.

A endometriose também pode causar dispareunia, que se refere à dor crônica ou recorrente durante ou após o sexo. Isso pode levar à diminuição do desejo ou evitação do contato íntimo em algumas mulheres.

É importante que as mulheres com endometriose busquem ajuda profissional para tratar os sintomas físicos e psicológicos da doença, bem como para receber orientação sobre como lidar com os desafios que a endometriose impõe à sua sexualidade. Além disso, uma comunicação aberta com seu parceiro sobre suas necessidades, medos e limitações relacionadas à intimidade é importante para construir um ambiente de respeito, amor e apoio.

Para algumas mulheres, o uso de analgésicos ou relaxantes musculares antes do sexo, sob orientação médica, pode ajudar a aliviar a dor associada à endometriose. O uso de um bom lubrificante também pode auxiliar a reduzir o atrito e tornar a relação sexual mais confortável. As mulheres com endometriose podem e devem viver sua sexualidade de forma plena e satisfatória, respeitando seus limites, seus desejos e suas escolhas.

Com a ajuda de um profissional e o autoconhecimento é possível encontrar maneiras de desfrutar da intimidade mesmo na presença da condição. É fundamental buscar aconselhamento médico e ginecológico adequado para receber orientações específicas sobre como lidar com esses desafios individuais. O Increasing conta com ginecologistas e psicólogos na sua equipe multidisciplinar que podem ajudar a recuperar a qualidade de vida. Marque uma consulta e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo. Agende aqui.